Segunda-feira, 4 de Maio de 2009

Quem disse que não temos talentos? #4 Lição de Vôo

 

 

Foi tão fácil

Deixar-me perder

Sem sinais

No teu céu

Pois eu já não encontro

O caminho

 

Refrão:

Eu não sei mais

Como hei-de voar

Esquecer

Livrar o pensar

Se és tão frágil

Neste mundo

(bis)

 

Continuo a deixar-me perder

Sem sinais

No teu céu

Pois eu já não encontro

O caminho

 

(refrão)

 

Cazino

 

Mais um excelente grupo emergente. Parabéns a eles. Vejam o site www.cazinomuzica.com

 

Fui eu que passei a letra, portanto perdoem-me se tiver algum erro (se assim for digam qualquer coisa).

 

Mário L. Soares

 

publicado por Lagash às 16:12
link do post | comentar | favorito
|
13 comentários:
De Pó-de-lotus a 17 de Maio de 2009 às 22:51
Parabéns pelo blog. Encontrei-o quando andava à procura desta letra...Vou ficar atenta. Cumprimentos.
De Lagash a 18 de Maio de 2009 às 09:40
Obrigado.

Darei também uma leitura ao teu.

Beijinhos
De Carlos Costa a 18 de Maio de 2009 às 19:04
Olá amigo,fiquei a conhecer esta musica através das manhãs da "RFM" desde essa altura fiquei rendido. Não sei o que poderemos esperar do disco de estreia mas ao julgar por este tema lindíssimo não vamos ficar desiludidos concerteza... É imperativo passar a palavra pois sem duvida que o mundo merece sentir momentos tão unicos e que esta "lição de voo" proporciona de forma tão avassaladora... parabens aos Cazino
De Lagash a 19 de Maio de 2009 às 09:50
É verdade Carlos, senti exactamente o mesmo quando a ouvi (no meu caso na Comercial).

Estão muito bem. Espero que outras músicas venham com a mesma qualidade.

Abraço
De Marta Rebelo a 21 de Maio de 2009 às 13:02
Olá gente... bem deixem-me que vos diga que estava aqui a pesquisar um pouco mais sobre esta nova banda nacional (que adoro) e para minha surpresa já começam a ter uma notorieadade siginificativa. E não é para menos pois de facto esta musica é uma obra prima.. demonstram uma sensibilidade que contraria a tendência muito "easy listening" descartável que a pop nacional nos tem vindo a habituar... parabens aos Cazino
De Lagash a 22 de Maio de 2009 às 10:08
É verdade Marta,
Eles estão realmente muito bem. Agora esperamos mais do mesmo (ou diferente com a mesma qualidade).

Beijinho
Mário L. Soares
De Profeta Jeremias a 25 de Maio de 2009 às 09:58
Qualidade tem, são bons executantes, originalidade é que nem por isso! Esta música é um plágio (o que é pena) de outros dois temas. Convido a uma visita a http://copiadoemportugal.blogspot.com , ou a pesquisarem no google por "cazino plagio", está a ser bastante comentado e podem tirar as vossas conclusões.

De Lagash a 25 de Maio de 2009 às 11:30
Se assim é, e realmente parece que sim - é mesmo muito mau. Sei que há uma lei qualquer sobre coisasproduzidas há mais de 50 anos perderem os direitos por passarem a ser "universais", o que torna a música do feiticeiro de oz não elegivel para plagio. Não tenho bem a certeza disto, mas acho que é verdade.

De qualquer forma a tal música dos The Rasmus é muito igual. Será que eles compraram os direitos? Ainda que o tenham feito perde um pouco a magia... mesmo não sendo totalmente igual.

Acho que os Cazino deviam pronunciar-se em sua defesa.

No melhor pano cai a nodoa.
De Castro a 25 de Maio de 2009 às 13:18
Realmente as semelhanças são óbvias entre os dois temas, agora quem conhecia este tema dos Rasmus? Porque uma banda tão boa como Cazino iria copiar um tema que nunca teve sucesso e que é completamente desconhecido? Também porque fariam uma música tão semelhante se a conhecessem quando se sabe que hoje em dia o Mundo nestá cheio de Profetas à procura dessas semelhanças? O nosso povo julga muito rapidamente para o mal e dificilmente para o bem, não sou nenhum defensor mas realmente esta mania de perseguir quem a vida dedica à música e às artes aborrece. Parabéns Cazino já ouvi os bocados de musicas no site e são realmente excelentes.
De Lagash a 25 de Maio de 2009 às 13:48
Eu concordo parcialmente.

É um facto que os Rasmus são desconhecidos e soam sinceramente "fuleiro", mas ainda há a música do feiticeiro de Oz - o "over the rainbow", que completa o refrão... não é que eu não ache que se pode fazer bons covers, como os últimos "Quem disse que não temos talentos?" que tenho vindo a postar aqui no Lagash, como os Humanos, o David Fonseca, entre outros que têm também valor por o fazer - criam versões de outros temas, alguns até, muito mais conhecidos, mas o que se passa aqui é uma questão de desilusão.

Quando ouvi a música adorei e disse-o (mesmo em comentários aqui no blog) a toda a gente. Agora sinto que são bons - mas não são originais.

Depois há a legalidade da coisa. Os direitos estão pagos? Foi autorizado? Essa parte parece ser mais importante agora. Acho que o talento está lá na mesma - os Cazino é que deviam no seu site fazer uma comunicação e esclarecer. Não acham?

Mário L. Soares
De A.Bruto a 25 de Maio de 2009 às 21:56
Eu também dedico a minha vida à música, mas se compusesse um tema que, à posteriori, verifico que é uma reminiscência de um outro qualquer tema (e isso acontece a todos os músicos, sem excepção) preferiria ou a) pôr o tema de lado ou b)fazer um arranjo ou alterações para que não soasse "igual" ou c) assumia a inspiração e dava crédito ao autor. de outra forma, o tema "Lição de Vôo", dos Cazino é composto por 2 plágiosou, se quisermos ser simpáticos e adoptar a regra dos 50 anos, por um plágio e uma inspiração. O problema, penso eu, é que nada disso aconteceu e assumiu-se uma autoria de um tema que é, nitidamente, igual ao dos Rasmus. Sejam os Rasmus foleiros ou não, fazem pop-rock tal como os Cazino (dira mesmo "tal e qual") e venderam 3.5 milhões de álbuns no mundo inteiro, sendo que este tema teve airplay suficiente para se instalar na parte de trás do cérebro, como qualquer "otoverme" que se preze.
Presumo que os Cazino não desdenhariam atingir um décimo desta marca de vendas, mas à custa de obras alheias acho que continua a ser crime.
Não tenho nada contra os Cazino, tenho tudo contra a falta de criatividade que é compensada pelo roubo descarado.
Sobre este assunto, também escrevi aqui - http://abruto.blogs.sapo.pt/53514.html
Bem-hajam
Augusto Bruto
De Profeta Jeremias a 25 de Maio de 2009 às 20:42
Castro,

este tema dos Rasmus é bastante conhecido, tão conhecido que a própria banda o conhecia. Cita a wikipedia, "O terceiro álbum de estúdio, que é uma "continuação" dos álbuns anteriores. A música Liquid, o único clipe do CD, fora escolhida como o single do ano na Finlândia". Mais, no ano seguinte os Rasmus atingem reconhecimento mundial e lança uma colectânea; ainda na wikipedia "A coletânea conta com as principais músicas entre os anos 96 e 98 e com duas faixas extras: Rakkauslaulu e Liquid (versão Demo). ". A banda só é desconhecida para ti, o que não implica que seja essa a realidade. Como bons profissionais que são, conhecem o mercado e estão atentos a tendências. É evidente que qualquer sonoridade que funcionou "lá fora" funciona cá, já está mais que provado, e isso não se aplica só ao mercado pimba. Foleiros ou não, não é isso que está em causa, mas ao conotar a música com a foleirice e sendo uma cópia fac simile, os próprios Cazino dão tiros nos pés.

Se os Cazino realmente dedicassem mais tempo à música enquanto arte, estou certo que fariam um bom trabalho, não está em causa a qualidade da execução, mas sim da originalidade. Agora isto é uma falta de respeito pelo povo que agora os julga. Porque não fizeram uma versão assumida?

Para responder à tua questão do porquê, penso que os casos alarmantes do Tony Carreira e o mediático plágio dos Per7ume à Alanis Morissette inspiraram os Cazino para encher os bolsos rapidamente, uma vez que tal como os outros o mais provável é sairem impunes.

Eu também já ouvi o resto dos bocados das músicas no site, e digo-te que consigo apontar pelo menos mais um plágio, sem margem para dúvidas.

Como diz o Mário e muito bem "Depois há a legalidade da coisa. Os direitos estão pagos? Foi autorizado? Essa parte parece ser mais importante agora. Acho que o talento está lá na mesma - os Cazino é que deviam no seu site fazer uma comunicação e esclarecer. Não acham?".

Têm desde já (vocês e todos os outros) as portas abertas para o publicarem no nosso site, desde que mantenham o respeito.

Saudações

De Maria Catunto a 13 de Julho de 2009 às 22:58
Olá vim parar a seu blog numa busca na net pela letra da musica Lição de Vôo que por acaso gosto muito e coloquei tb no meu blog...coloquei a musica para ilustrar uma das minhas fotos! se achar por bem dê lá um saltinho e deixe um olá! obrigada Cumprimentos e um até já!
http://janelalmafotografia.blogspot.com/

Comentar post

Declaração

Declaro que a responsabilidade de todos os textos / poesia / prosa publicados é minha no respeitante à transcrição dos mesmos. Faço todos os possíveis para contactar o(s) autor(es) dos trabalhos a fim de autorizarem a publicação, na impossibilidade de o fazer, caso assim o entenda o autor ou representante legal deverá contactar-me a fim de que o mesmo seja retirado - o que será feito assim que receba a informação. Os trabalhos assinados "Mário L. Soares" são de minha autoria e estão protegidos com a lei dos direitos de autor vigente. Quanto às fotografias, todas, cujo autor não esteja identificado, são de "autor desconhecido" - caso surja o respectivo autor de alguma, queira por favor contactar-me para proceder à sua identificação e se for caso disso retirada do blog. Às restantes fotografias aplicarei o mesmo princípio dos trabalhos escritos. Obrigado. Mário L. Soares - lagash.blog@sapo.pt

mais sobre mim

procurar em Lagash

 

Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Pausa

Hora Nostálgica #33 - Eve...

Acordar

Amor, pois que é palavra ...

Sol

Perdoa-me

Hora Nostálgica #32 - Boh...

Morte

Futuro

Bebido o luar

A meu favor

Viverei

Hora Nostálgica # 31 - Dr...

Reveses

Momentos etéreos em conte...

arquivos

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags

links

Prémios

Users Online
free counters
blogs SAPO

subscrever feeds